Web address: http://www.abcdamassagem.com.br/reau.htm

 

 

"Ser ignorante é um direito. Persistir na ignorância é uma opção."

Pense nisso!

Rubens Balestro

 

     

 

   

 

O curso de Auriculoterapia é bastante interessante por possibilitar que o paciente leve o tratamento para casa. O principio de funcionamento da é o mesmo da Sensibilização Podal, ou seja, neurológico e não energético. Utiliza-se a Auriculoterapia, em especial, nos casos de orientações alimentares para emagrecimento, combate ao Estresse e para ajudar os que desejam abandonar o tabagismo, mas têm inúmeras outras aplicações. A técnica é ensinada utilizando-se um sistema desenvolvido pela escola SOS CORPO baseado em coordenadas.

 

 

Como na Sensibilização Podal a Quirodal a Sensibilização Auricular ou Auriculoterapia tem seu início perdido no tempo. Entretanto difere das anteriores quanto a sua origem, parece não haver dúvidas que originou-se na China.

   Como as demais massagens Sensibilizantes, também  faz uso de terminais nervosos, agora auriculares, sensibilizando-os por dor, tato, calor, frio ou pressão para que o SNC, desencadeie uma "Manutenção Preventiva" na área representada pelo ponto sensibilizado.

   É importante que o estudioso das técnicas de Massagem Sensibilizante se de conta que os estímulos são feitos em Terminais "Nervosos" - (TN) sensíveis a "dor, tato, calor, frio e pressão" e não em terminais "Energéticos" -(TE). É por isso que nas técnicas de Massagem Sensibilizante não existe a preocupação com "sedar" ou "tonificar". Em "Auriculoterapia", como as regiões a serem massageadas são muito pequenas, o chinês usava, e ainda usa, sementinhas, destinadas ao alimento de pássaros (Colza), sobre os pontos a serem sensibilizados  provocando "dor" quando pressionadas. Alguns usam agulhas na Auriculoterapia. Não se trata de Acupuntura em Pontos Energéticos -TE e sim de se provocar "dor" em TN de áreas representativas de órgãos do corpo. Os que entendem isso não se preocuparão com o uso de esferas de "prata, ouro, aço ou mesmo de cristais". Mais sobre o mecanismo de atuação em Sensibilização Podal

   A Auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa.(obesidade,vícios, etc.) As indicações e contraindicações são as mesmas da Sensibilização Podal.

Na obesidade os pontos deverão ser pressionadas, por 30 segundos cada, 5 minutos antes das refeições e sempre que sentir fome, além dos procedimentos complementares.

No Tabagismo os pontos deverão ser  pressionados, por 30 segundos cada, ao acordar, após as refeições  ao deitar e toda vez que sentir-se "nervoso". 

No tratamento do Stress os pontos deverão ser pressionados toda vez que o paciente sentir-se "nervoso" ou "angustiado". 

                Obesidade (Ver Biótipo)                      Tabagismo                                       Stress

Veja

 

 

 

 No curso de AURICULOTERAPIA você recebe qualificação para intervenção em:

Obs. Caso você tenha formação apenas em MASSOTERAPIA em alguns dos procedimentos será necessária a parceria com outro profissional da saúde que, dependendo do tipo da intervenção, poderá ser o médico,  o fisioterapeuta, o educador físico ou o nutricionista.

 

Combate a Obesidade;

Combate ao Tabagismo;

Combate ao Stress;

Atuar em disfunções imunológicas como alergias e rinites;

Atuar em disfunções glandulares;

Provocar analgesia;

Provocar relaxamento muscular;

Etc..

Obs. Caso você tenha se identificado como portador de algum dos comprometimentos acima citados, procure um profissional "SOS CORPO - FRANQUEADO" próximo de você clicando aqui.

 

 

 

 

 
   

Traga este curso até você

 

Prof. MS. Rubens Balestro

Massoterapeuta DIFEP nº 1956/POA/RS

Pedagogo

Fisioterapeuta CREFITO nº 174.609-F

Mestrando

Diretor da Escola de Massoterapia SOS CORPO

 

Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização, exceto quando citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site SOS CORPO, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas relacionados à massoterapia e suas técnicas expressando tão somente o ponto de vista do seu respectivo autor. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico. © Copyright 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 – ESCOLA SOS CORPO LTDA. - ME - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.